REPRESENTANTES DOS USUÁRIOS É A NOVA PRESIDENTA DO CNS

23/01/2013
Com 31 votos, a conselheira Maria do Socorro de Souza foi eleita presidente do Conselho Nacional de Saúde, no dia 13 de dezembro de 2012, durante a realização da 50ª reunião extraordinária do CNS.

O resultado representa dois fatos históricos: pela primeira vez uma representante dos usuários e mulher estará à frente da maior instância do controle social na área da Saúde. "Sou mulher, negra, mãe, avó trabalhadora rural e usuária do Sistema Único de Saúde. Estamos vivendo um intenso e histórico momento no CNS de possibilidade realizar outra democracia dentro do espaço formal que é o Conselho. Sinto-me autorizada para fazer dessa esfera um espaço autônomo e participativo e criar outros pontos de diálogo para enfrentar os desafios do SUS. São 25 anos trabalhando e militando em defesa dos excluídos de causa”, afirmou.

Ao transferir a presidência para Maria do Socorro, o ex-presidente do CNS, ministro Alexandre Padilha destacou que a eleição da representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) marca a trajetória vivenciada pelo País de mudanças sociais e de inserção das minorias em espaços historicamente fechados. “É com muita alegria que passo a presidência do Conselho para uma mulher e trabalhadora rural”, salientou.

Mesa diretora

Sete conselheiros de saúde foram eleitos para compor a Mesa Diretora do CNS conjuntamente com a presidenta. Entre as atribuições da Mesa, prevista no regimento do colegiado, está promover articulações políticas com órgãos e instituições, internos e externos, com vistas a garantir a intersetorialidade do controle social e a articulação com outros conselhos de políticas públicas com o propósito de cooperação mútua e de estabelecimento de estratégias comuns para o fortalecimento da participação da sociedade na formulação, implementação e no controle das políticas públicas, entre outros aspectos.

Com essa votação, a Presidente da Comissão Eleitoral proclamou eleitos para o triênio 2012/2015 e deu posse aos seguintes integrantes da Mesa Diretora:

1. Maria do Socorro de Souza
2. Geordeci Menezes de Souza
3. Carlos Alberto Ebeling Duarte
4. Edmundo Dzuawi Omoré
5. Ronald Ferreira dos Santos
6. Nelcy Ferreira da Silva
7. Arilson da Silva Cardoso
8. Luiz Odorico Monteiro de Andrade

Veja também

1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde adiada para 2018

1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde adiada para 2018

13/12/2017 - A etapa nacional da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS) não irá mais ocorrer...

Supremo Tribunal Federal decide que governos não podem cortar o ponto de servidores grevistas

Supremo Tribunal Federal decide que governos não podem cortar o ponto de servidores grevistas

02/11/2016 - O Supremo Tribunal Federal decide que governos não podem cortar o ponto de servidores grevistas quando governo praticar ilícit...

Acompanhe a tramitação dos Projetos de Leis (PLs) que envolvem os (as) Assistentes Sociais

Acompanhe a tramitação dos Projetos de Leis (PLs) que envolvem os (as) Assistentes Sociais

29/05/2017 - Atualmente são cinco os Projetos de Leis (PLs) em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado que envolve...

GREVE GERAL - 28 DE ABRIL

GREVE GERAL - 28 DE ABRIL

18/04/2017 - A Federação Nacional dos Assistentes Sociais - FENAS orienta todos os sindicatos filiados a aderirem a Greve Geral no dia 28 d...

NewsLetter

Cadastre-se e receba informações exclusivas por e-mail