1ª CONFERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE COMEÇA COM DEFESA DA DEMOCRACIA E DOS DIREITOS SOCIAIS

25/04/2017

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, afirmou, nesta terça-feira (18), que o principal desafio do Brasil no momento é garantir a manutenção da democracia e de direitos como o acesso à saúde e a liberdade de comunicação.

“Precisamos juntar nossas energias para que esses elementos que traduzem nossa evolução civilizatória não deixem de existir. São irmãos siameses, que não vivem separadamente”, disse Ronald, ao abrir a 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde (CNLCS), em Brasília.

O evento discute estratégias de democratização do acesso a informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as discussões está a criação de uma rede de comunicadores voltada à produção de conteúdos diversificados sobre o SUS. Isso permitiria aos cidadãos conhecerem melhor o sistema e, dessa forma, exercerem de forma mais ampla o direito constitucional à saúde.

Segundo Ronald Santos, a relevância do direito à saúde e à comunicação, pilares da democracia, reflete-se no grande público presente à conferência. Ele é formado por comunicadores, conselheiros de saúde, estudantes, assessores de comunicação, parlamentares, entre outros.

O presidente do CNS acrescentou que o evento, realizado em Brasília até quinta-feira (20), é também oportunidade de reflexão sobre o momento atual do país e de discussão de estratégias de ação contra as violações de direitos verificadas nos últimos meses.

No caso específico do Sistema Único de Saúde (SUS), o principal retrocesso foi a promulgação da Emenda Constitucional 95/2016, que proíbe a União de aumentar os gastos por vinte anos. Ela impede o SUS de enfrentar o seu principal desafio, que é o subfinanciamento.

Além de Ronald Santos, discussaram na abertura da conferência o ministro da Saúde interino, Francisco de Assis Figueiredo; a secretária-executiva do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Neide Rodrigues; Humberto Fonseca, secretário de Saúde do Distrito Federal, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS); Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde.

Também se pronunciaram Francisca Rêgo Oliveira Araújo, conselheira nacional de Saúde e membro da Mesa Diretora do CNS; Carmen Lúcia Luiz, conselheira nacional de Saúde, coordenadora da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres; Renata Mieli, coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Jorge Vasconcellos
Assessoria CNS

 

Fonte: #susconecta


Veja também

CARTA ABERTA DO FÓRUM PERMANENTE DOS ASSISTENTES SOCIAIS DO

CARTA ABERTA DO FÓRUM PERMANENTE DOS ASSISTENTES SOCIAIS DO

17/05/2013 - O Fórum teve como tema principal “Construindo o Serviço Social no Sul do Pará: Na Defesa das Políticas Públicas e na Luta pela Organização d...

Reforma trabalhista: Retrocesso

Reforma trabalhista: Retrocesso

31/05/2017 - A Federação Nacional dos Assistentes Sociais através do seu Jurídico disponibiliza o documento abaixo para enten...

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ASSISTENTE SOCIAL ANO 2017

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ASSISTENTE SOCIAL ANO 2017

25/01/2017 - A Federação Nacional dos Assistentes Sociais, em Assembleia Nacional Sindical realizada na data de 15 de novembro de 2016, apr...

CNS realizará conferência livre de comunicação e saúde

CNS realizará conferência livre de comunicação e saúde

13/02/2017 - O Plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do qual a Asbran faz parte, aprovou, no final de janeiro, a realizaç&at...

NewsLetter

Cadastre-se e receba informações exclusivas por e-mail