Assistentes sociais participam do 1º Curso de Formação Político Sindical do Sindasse

23/05/2017

Na útima sexta-feira, dia 19 de Maio de 2017 o Sindasse- Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe, em atendimento a uma solicitação dos assistentes sociais, realizou o I módulo do Curso de Formação Político-Sindical, planejado em parceria com a CUT/SE e a Federação Nacional dos Assistentes Sociais -Fenas.

Após abertura do evento pela presidente do SINDASSE, Rosely Anacleto, o diretor de Formação Político-Sindical da CUT/SE, Roberto Silva Dos Santos, fez uma rápida análise de conjuntura e detalhou os objetivos e princípios da CUT ao fomentar cursos formativos para trabalhadorxs dos seus respectivos sindicatos.

Na sequência, os participantes se apresentaram onde pudemos identificar que cerca de 90% dos presentes eram servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal e 10% eram recém-formados. O perfil também revelou a prevalência de assistentes sociais que laboram em Aracaju, mas também atraiu trabalhadorxs dos municípios de Nossa Senhora Aparecida, Estância e Rio Real na BA.

Após a apresentação, Margareth Alves Dallaruvera presidente da Fenas e diretora de Formação Político-Sindical do Sindicato dos assistentes sociais do RJ -SASERJ, contextualizou o surgimento da Federação no ano 2000 e os principais desafios para os sindicatos a ela vinculados.

Como os participantes se disseram sedentos de momentos como estes, foi consensuada a suspensão da exibição do filme para garantia de mais tempo para os debates e esclarecimentos de dúvidas. O acordo foi que o filme seria assistido em casa e debatido no próximo módulo, cuja data também já foi definida democraticamente pelos presentes e acontecerá em 04/08/2017, novamente nas dependências da CUT.

O almoço, que por sinal foi muito elogiado pelos cursistas, já estava incluso na programação e foi servido no local para evitar dispersão.

Sandra Feitosa e Ygor Machado, também diretores do SINDASSE, expuseram uma síntese dos balancetes de 2015 e 2016, visando intensificar a transparência da receita e despesas da entidade.

No momento da avaliação, os cursistas fizeram algumas sugestões e relataram suas impressões (abaixo), sobre esse I módulo:

"Avalio de forma positiva o espaço construído pelo sindicato. Tivemos oportunidade de conhecer pessoas de outros municípios e saber que a categoria está atenta também para além de Aracaju. Além disso, a fala de Margareth da Fenas, foi fantástica ao fazer o resgate histórico da organização sindical da categoria (...). Outro aspecto importante foi o aprendizado pessoal para todos os embates e lutas, que os assistentes sociais têm pela frente: saio com várias reflexões."

"A fala de Margareth trouxe dados reais quanto à necessidade de luta permanente. Precisamos participar desses espaços de qualificação e nos engajarmos nas lutas."

"O curso trouxe para mim a necessidade de reconhecer a importância de participação do Serviço Social no campo democrático de lutas por direitos da categoria".

"O curso de formação político-sindical em primeiro momento é de extrema importância para profissionais recém-formados, permitindo um conhecimento bastante aprofundado sobre o sindicato, onde na faculdade não abordamos esse assunto (...). Que possam existir mais cursos como este."

"O curso foi um espaço importantíssimo de aprendizado, conhecimento e reconhecimento que a luta sindical é a saída para o enfrentamento das mazelas e desvalorização salarial, da estrutura do espaço de trabalho precarizado e outras tantas demandas por melhores condições de trabalho".

II MÓDULO

Se você não pôde participar desse módulo introdutório, agende-se para o próximo. Teremos um novo encontro em 04/08/2017, das 8h às 17h, na sede da CUT. A programação está em fase conclusiva pois estamos tentando conciliar a disponibilidade do palestrante. Semelhantemente ao I módulo, não será cobrada taxa adicional dos associados e os demais poderão participar mediante a contribuição de R$ 20,00 para ajudar no custeio do almoço, lanche e material didático. Todavia, se o cursista decidir voluntariamente se associar, será automaticamente anistiado do referido valor.

 

 

Confira aqui a fala sobre a importância da formação político-sindical para a categoria da presidente da Federação Nacional dos Assistentes Sociais - Fenas, Margareth Alves Dallaruvera.

 

Fonte: Facebook SINDASSE


Veja também

ASSISTENTES SOCIAIS DE ARACAJÚ PARAM ATIVIDADES NA SEGUNDA-F

ASSISTENTES SOCIAIS DE ARACAJÚ PARAM ATIVIDADES NA SEGUNDA-F

06/09/2013 - ASSISTENTES SOCIAIS PARAM ATIVIDADES NA SEGUNDA-FEIRA Ato público e café da manhã para mídia e familiares de internos, segunda-feira, 09/09,...

TRANSMISSÃO AO VIVO DO III SEMINÁRIO NACIONAL AMANHÃ!

TRANSMISSÃO AO VIVO DO III SEMINÁRIO NACIONAL AMANHÃ!

25/08/2017 - Atenção Assistentes Sociais de todo o Brasil, amanhã, dia 26 de Agosto de 2017, acontecerá o  III Semi...

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ASSISTENTE SOCIAL ANO 2017

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ASSISTENTE SOCIAL ANO 2017

25/01/2017 - A Federação Nacional dos Assistentes Sociais, em Assembleia Nacional Sindical realizada na data de 15 de novembro de 2016, apr...

Reunião Descentralizada do FETSUAS - Belford Roxo/RJ

Reunião Descentralizada do FETSUAS - Belford Roxo/RJ

23/08/2017 - No dia 16 de Agosto, a Presidente da Federação Nacional dos Assistentes Sociais - FENAS e Membro da Executiva do FNTSUAS,...

NewsLetter

Cadastre-se e receba informações exclusivas por e-mail