Conheça Diva Guimarães, a professora de 77 anos que se tornou símbolo desta edição da Flip

01/08/2017

No Domingo, dia 30 de Julho de 2017, ocorreu o último dia da Festa Literária Internacional de Paraty - Flip. No ano pasado a Flip foi alvo de manifestações pela falta de diversidade, na edição deste ano fincou no debate sobre o racismo e levou intelectuais negros para o centro do festival, homenageando o escritor Lima Barreto que em sua obra levou o tema racial para a literatura a partir da própria experiência.

No primeiro dia de evento, a falta de diversidade na programação oficial na edição passada foi bastante criticada pela ausência de negros. Mas neste ano a participação de escritores negros e da rede de ativistas do movimento negro deu dimensão ao espetáculo. A Flip estava como sempre deveria estar: diversa.

De dentro da Igreja Matriz de Paraty, por exemplo, várias mesas abriram espaço para o debate sobre questões homoafetivas e sobre religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé.

Entretanto, o momento mais emocionante da Flip 2017 veio de uma voz embargada da plateia, Dona Diva Guimarães, 77 anos, que contou suas dores, relato histórico fruto de várias experiências que levou o ator Lázaro Ramos às lágrimas.

Com fala forte e impactante, Diva cravou na discriminação racial, coisa com a qual ela convive desde os cinco anos de idade quando foi para um colégio interno. “Trabalhei duro desde os cinco anos, sou neta de negros que foram escravizados e aparentemente a gente teve uma libertação que não existe até hoje”, relatou emocionada sob aplausos.

“Diziam que nós, como negros, éramos preguiçosos, e não é verdade porque esse país vive hoje porque meus antepassados deram condição para todos”, continuou Diva.

 “O racismo é para além da pele. O racismo nos adoece, porque é muito difícil a gente se manter emocionalmente, disse em certo momento a escritora mineira Conceição Evaristo, que também participou da Flip.

Neste ano, cerca de 30% dos escritores e escritoras no festival eram negros e negras que levaram a discussão sobre a questão racial e representatividade para toda a programação do evento.

 Site Cut Brasil


Veja também

Mesa Permanente de Negociação do SUAS de Sergipe

Mesa Permanente de Negociação do SUAS de Sergipe

19/08/2013 - Condições de trabalho na Fundação Renascer é prioridade na pauta da Mesa de Negociação do SUAS. Representantes sindicais, trabalhadores e SE...

Resposta do Supremo Tribunal de Justiça a FENAS sobre pedido

Resposta do Supremo Tribunal de Justiça a FENAS sobre pedido

05/09/2016 - Segue resposta do Supremo Tribunal de Jestiça - STF sobre pedido de anulação do processo de impeachment da Pr...

NOVA DIRETORIA DA FENAS TOMA POSSE EM 26-07-2014

NOVA DIRETORIA DA FENAS TOMA POSSE EM 26-07-2014

27/07/2014 - No dia 25 de Julho de 2014, na sede da CUT-Rio de Janeiro, tomou posse a nova diretoria da Federação Nacional dos Assistentes Sociais-FENAS....

Protestos contra a Reforma da Previdência no dia 15 de março

Protestos contra a Reforma da Previdência no dia 15 de março

14/03/2017 - Em diversas cidades do Brasil estão marcados protestos, para esta quarta-feira (15), em oposição ao projeto de Ref...

NewsLetter

Cadastre-se e receba informações exclusivas por e-mail