Mesa de Negociação realiza reunião no ABC Paulista

26/04/2013 A 61ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS) aconteceu nesta quarta-feira (24) na região do ABC Paulista, em Santo André, debatendo assuntos como o curso de negociadores da mesa, as condições de trabalho nas Urgências e Emergências e seus 10 anos ininterruptos de funcionamento.
A 61ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS) foi marcada por debates e pactuações sobre os pontos previamente definidos em pauta, durante a última reunião da mesa.

O curso de negociadores da mesa foi um dos pontos de conversa. A primeira experiência foi realizada em Vitória (ES), com 37 participantes formados. “O curso vem desde o inicio da mesa, quando pensávamos na maneira que iríamos qualificar os trabalhadores que participam das mesas de negociação, pelo fato do processo de negociação ser algo recente no setor público e a falta de clareza de como negociar”, explicou a secretária-executiva da Mesa Nacional de Negociação, Eliana Pontes de Mendonça.

O curso é uma parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pretende formar 700 trabalhadores e gestores na área de negociação do trabalho. “Hoje nós temos 54 mesas instaladas e novas mesas em processo de instalação. A idéia é que todas as mesas realizem essa formação de 40h com o objetivo de qualificar os negociadores para que as mesas possam se consolidar”, ressaltou Eliana Pontes de Mendonça.
A reinstalação do Comitê Nacional de Desprecarização também foi discutido durante a reunião. O comitê, que agora será vinculado à MNNP-SUS, contará com membros da bancada sindical e do governo. “Temos que fortalecer a mesa e incentivar a instalação de novas mesas. A desprecarização está ligada a isso, por isso decidimos reativar o comitê”, comentou a coordenadora Geral da Regulação e Negociação do Trabalho em Saúde, Miraci Astun.

A 61º reunião ordinária da MNNP-SUS também debateu as condições de trabalho nas Urgências e Emergências. Para isso, a representante da Secretaria de Atenção à Saúde, Maria Malvestio foi convidada pela mesa a participar com a apresentação de todo o processo de instalação e funcionamento das redes de urgência e Emergência. “Nós queremos discutir as condições de trabalho dos profissionais que estão diretamente ligados à urgência e emergência. Nós vamos criar um grupo de trabalho que vai organizar uma oficina e trazer os encaminhamentos que foram debatidos no seminário nacional de urgência e emergência, em 2009 no Mato Grosso do Sul. Na ocasião, tiveram ótimos pontos que agora precisam de um encaminhamento melhor”, ressaltou a coordenadora geral da Gestão do Trabalho em Saúde, Eliana Pontes de Mendonça.

Além disso, foi pactuado que a MNNP-SUS realizará reunião extraordinária, no dia 27 de maio, em Brasília. Na ocasião, a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Célia Pierantoni apresentará pesquisa sobre o dimensionamento da força de trabalho em saúde. “A professora nos trará essa pesquisa que nos traz elementos que ajudarão a elaborar o protocolo das diretrizes nacionais de avaliação de desempenho ligado à carreira, que é uma reinvidicação das mesas para ajudar na evolução por dentro da carreira”, explicou Eliana Pontes Mendonça.

A Mesa Nacional de Negociação do Sistema Único de Saúde (SUS) completa nesta ano 10 anos ininterruptos de funcionamento. A Mesa tem o objetivo de estabelecer um fórum permanente de negociação entre empregadores e trabalhadores do SUS, sobre todos os pontos pertinentes à força de trabalho da saúde. A finalidade é discutir a estrutura e a gestão administrativa do SUS, instituindo processos para tratar conflitos e demandas decorrentes das relações funcionais e de trabalho entre os profissionais. A Mesa é constituída por gestores públicos, gestores de serviços privados, conveniados ou contratados do SUS e entidades sindicais nacionais representativas dos trabalhadores, garantindo a participação efetiva de todos os envolvidos na construção do sistema de saúde brasileiro.

Veja também

SASERJ Alagoas realiza IX Conferência de Assistência Social

SASERJ Alagoas realiza IX Conferência de Assistência Social

20/09/2013 - Evento acontece nos dias 09 e 10 de setembro e traz como tema central 'A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS'A Secretaria Estadua...

Nota da CUT contra o fim da estabilidade do servidor público

Nota da CUT contra o fim da estabilidade do servidor público

06/10/2017 - A Federação Nacional dos Assistentes Sociais, vem através deste divulgar e apoiar a nota da Central Única d...

COMUNICADO - III Seminário Nacional

COMUNICADO - III Seminário Nacional

29/06/2017 - A Comissão organizadora vem comunicar que por solicitação do CRESS BA a entidade foi retirada da programaç&atild...

I FÓRUM PERMANENTE DOS ASSISTENTES SOCIAIS DO SUL DO PARÁ

I FÓRUM PERMANENTE DOS ASSISTENTES SOCIAIS DO SUL DO PARÁ

14/04/2013 - O Fórum aconteceu nos dias 11 e 12 de abril com o tema "Construindo o Serviço Social no Sul do Pará: Na defesa das P0líticas Públicas e na L...

NewsLetter

Cadastre-se e receba informações exclusivas por e-mail