Mesa de Negociação realiza reunião no ABC Paulista

26/04/2013 A 61ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS) aconteceu nesta quarta-feira (24) na região do ABC Paulista, em Santo André, debatendo assuntos como o curso de negociadores da mesa, as condições de trabalho nas Urgências e Emergências e seus 10 anos ininterruptos de funcionamento.
A 61ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS) foi marcada por debates e pactuações sobre os pontos previamente definidos em pauta, durante a última reunião da mesa.

O curso de negociadores da mesa foi um dos pontos de conversa. A primeira experiência foi realizada em Vitória (ES), com 37 participantes formados. “O curso vem desde o inicio da mesa, quando pensávamos na maneira que iríamos qualificar os trabalhadores que participam das mesas de negociação, pelo fato do processo de negociação ser algo recente no setor público e a falta de clareza de como negociar”, explicou a secretária-executiva da Mesa Nacional de Negociação, Eliana Pontes de Mendonça.

O curso é uma parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pretende formar 700 trabalhadores e gestores na área de negociação do trabalho. “Hoje nós temos 54 mesas instaladas e novas mesas em processo de instalação. A idéia é que todas as mesas realizem essa formação de 40h com o objetivo de qualificar os negociadores para que as mesas possam se consolidar”, ressaltou Eliana Pontes de Mendonça.
A reinstalação do Comitê Nacional de Desprecarização também foi discutido durante a reunião. O comitê, que agora será vinculado à MNNP-SUS, contará com membros da bancada sindical e do governo. “Temos que fortalecer a mesa e incentivar a instalação de novas mesas. A desprecarização está ligada a isso, por isso decidimos reativar o comitê”, comentou a coordenadora Geral da Regulação e Negociação do Trabalho em Saúde, Miraci Astun.

A 61º reunião ordinária da MNNP-SUS também debateu as condições de trabalho nas Urgências e Emergências. Para isso, a representante da Secretaria de Atenção à Saúde, Maria Malvestio foi convidada pela mesa a participar com a apresentação de todo o processo de instalação e funcionamento das redes de urgência e Emergência. “Nós queremos discutir as condições de trabalho dos profissionais que estão diretamente ligados à urgência e emergência. Nós vamos criar um grupo de trabalho que vai organizar uma oficina e trazer os encaminhamentos que foram debatidos no seminário nacional de urgência e emergência, em 2009 no Mato Grosso do Sul. Na ocasião, tiveram ótimos pontos que agora precisam de um encaminhamento melhor”, ressaltou a coordenadora geral da Gestão do Trabalho em Saúde, Eliana Pontes de Mendonça.

Além disso, foi pactuado que a MNNP-SUS realizará reunião extraordinária, no dia 27 de maio, em Brasília. Na ocasião, a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Célia Pierantoni apresentará pesquisa sobre o dimensionamento da força de trabalho em saúde. “A professora nos trará essa pesquisa que nos traz elementos que ajudarão a elaborar o protocolo das diretrizes nacionais de avaliação de desempenho ligado à carreira, que é uma reinvidicação das mesas para ajudar na evolução por dentro da carreira”, explicou Eliana Pontes Mendonça.

A Mesa Nacional de Negociação do Sistema Único de Saúde (SUS) completa nesta ano 10 anos ininterruptos de funcionamento. A Mesa tem o objetivo de estabelecer um fórum permanente de negociação entre empregadores e trabalhadores do SUS, sobre todos os pontos pertinentes à força de trabalho da saúde. A finalidade é discutir a estrutura e a gestão administrativa do SUS, instituindo processos para tratar conflitos e demandas decorrentes das relações funcionais e de trabalho entre os profissionais. A Mesa é constituída por gestores públicos, gestores de serviços privados, conveniados ou contratados do SUS e entidades sindicais nacionais representativas dos trabalhadores, garantindo a participação efetiva de todos os envolvidos na construção do sistema de saúde brasileiro.

Veja também

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08/03/2013 - Hoje, dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulhe! Dia para comemorarmos e celebrarmos juntas esta importante data criada, mere...

Nota de Pesar sobre o falecimento de Dona Marisa Letícia

Nota de Pesar sobre o falecimento de Dona Marisa Letícia

03/02/2017 - Dona Marisa foi a companheira de Lula de toda uma jornaa de conquistas e derrotas. Uma mulher silenciosa mas guerreira. Ela foi a mã...

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ASSISTENTE SOCIAL ANO 2017

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ASSISTENTE SOCIAL ANO 2017

25/01/2017 - A Federação Nacional dos Assistentes Sociais, em Assembleia Nacional Sindical realizada na data de 15 de novembro de 2016, apr...

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DEFINIU VALOR DA CONTRIBUIÇÃ

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DEFINIU VALOR DA CONTRIBUIÇÃ

18/02/2013 - Sindicato dos Assistentes Sociais do Paraná realizou Assembleia e definiu o valor da Contribuição Sindical 2013A presidente do SINDASP, Luci...

NewsLetter

Cadastre-se e receba informações exclusivas por e-mail