Trabalho rejeita adicional de insalubridade para assistente

11/05/2013 A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público rejeitou na quarta-feira (8) o Projeto de Lei 3150/08, que concede adicional de insalubridade e periculosidade aos assistentes sociais.
De acordo com o relator, deputado Augusto Coutinho (DEM-PE), a legislação já estabelece claramente os critérios para a concessão deste benefício, que, além disso, não é direito de uma categoria, mas devido em função do exercício de uma determinada atividade.

Coutinho lembra que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-Lei 5452/43) determina claramente que “o direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física”.

Pelo projeto de Lei 3150/08, da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), para ter direito ao adicional de insalubridade, o assistente social deverá atuar com portadores de doenças infectocontagiosas; em áreas insalubres; ou em situações de calamidade pública. Já o adicional de periculosidade seria pago ao assistente social obrigado a utilizar transporte precário, ou que atue em locais de reconhecido risco de vida.

Tramitação
Como foi rejeitada na única comissão de análise quanto ao mérito, a proposta será arquivada, a menos que haja recurso de 53 deputados para votação em Plenário.

Veja também

PROGRAMAÇÃO DA ASSEMBLEIA NACIONAL SINDICAL

PROGRAMAÇÃO DA ASSEMBLEIA NACIONAL SINDICAL

15/07/2014 - FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS - FENAS EDITAL CONVOCAÇÃO: ASSEMBLEIA NACIONAL SINDICAL A Diretoria Executiva Nacional em observâ...

4ª Reunião Ordinária com Membros da Mesa Nacional da Gestão do Trabalho do SUAS

4ª Reunião Ordinária com Membros da Mesa Nacional da Gestão do Trabalho do SUAS

19/07/2017 - A Federação Nacional dos Assistentes Sociais participou da 4ª Reunião Ordinária com Membros da Mesa Na...

3° Encontro Nacional de Mulheres da Seguridade Social

3° Encontro Nacional de Mulheres da Seguridade Social

05/12/2016 - A Federação Nacional de Assistência Social - FENAS participou do 3° Encontro Nacional de Mulheres da Seguridade...

Placar da Previdência

Placar da Previdência

25/04/2017 - A página www.placardaprevidencia.com.br é uma ferramenta de pressão aos deputados federais para derrotar a pr...

NewsLetter

Cadastre-se e receba informações exclusivas por e-mail