A etapa nacional da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS) não irá mais ocorrer nas datas previstas. O evento estava marcado para ser realizado em Brasília, de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2017.
O motivo do adiamento é que durante a licitação, houve recursos das empresas concorrentes, e os prazos legais para a conclusão do processo licitatório inviabilizam a realização da conferencia na data prevista.
A Conferência foi remarcada para o período de 27 de fevereiro a 2 de março de 2018, segundo a Resolução nº 566, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que oficializa a realização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ªCNVS) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 04 de Dezembro de 2017.
O documento publicado também determina que seja feita a divulgação do Caderno de Propostas Consolidadas das Etapas Estaduais/Distrito Federal, que já foi divulgado na última semana. Além disso, a resolução convoca os(as) delegados(as) e militantes que atuam em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) para manterem a mobilização e intensificarem os debates e o processo de articulação dos movimentos sociais da saúde em torno da temática.
A 1ª CNVS foi precedida por centenas de conferências municipais e macrorregionais realizadas por todo o país, além de 32 conferências livres, 26 conferências e estaduais, uma distrital e uma plenária estadual promovida no Rio de Janeiro. Ao todo, foram mais de 300 propostas apresentadas sobre o tema, consolidadas em 170 propostas que serão apresentadas na etapa nacional. O evento reunirá 140 delegados(as) nacionais, 1.354 delegados(as) eleitos(as) em todas as etapas estaduais, 39 participantes livres e 178 convidados(as).
Fonte: Site CNVS