História

Em Dezembro de 2000, cinco sindicatos (CE, AL, RS, Município Caxias do Sul e RJ),  realizaram a I Assembléia Nacional Sindical dos Assistentes Sociais no Rio de Janeiro.

Após intenso debate fundou-se a Federação Nacional dos Assistentes Sociais.

 Em Setembro de 2016 a situação oficial da reorganização sindical dos assistentes sociais no Brasil está: 

  • 19 sindicatos em funcionamento (RS, SC, PR, SP, SP - Barretos, RJ, MT, GO, DF, PA, AM, AC, BA, SE, AL, PE, CE, MA, MS)

Dos sindicatos em funcionamento os que estão filiados a Fenas são:

  • PR, SP, SP-Barretos, RJ, GO, DF, PA, AM, SE, AL, MA

 Hoje temos 4 estados em processo de reabertura (MG, ES, PI)  e 1 em fundação (TO)

Até o momento os Estados sem articulação para processo de reabertura ou fundação:

  • AP, RO, RR, PB, RN

O objetivo da nossa luta é retornar o debate com a categoria, possibilitando a reorganização política sindical dos assistentes sociais.Defendendo o princípio da Liberdade e Autonomia da categoria em discutir e decidir sua melhor forma de organização político sindical, a FENAS vem caminhando com longo debate junto aos profissionais de Serviço Social que ao longo dos anos não sentem-se representados por outras entidades sindicais e sentindo no dia a dia o ferrenho processo de precarização nas relações de trabalho, ausência de acordos coletivos da categoria e a defesa intransigente de seus direitos enquanto classe trabalhadora. Temos dito: Aprendemos a defender os direitos dos nossos usuários, mas não nos organizamos para defender nossos próprios direitos..Esse debate sempre esteve ausente e/ou congelado com as demais entidades da categoria e reascendeu com a fundação da FENAS.

 A FENAS tem assento na Mesa Nacional de Negociação do SUS, está na titularidade da mesa Nacional de Gestão do Trabalho no SUAS.

No controle social possui assento no Conselho Nacional de Saúde e no Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS onde em 2009 foi eleita na Vice Presidência.

Fundou o Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS na VI Conferência Nacional de Assistência Social e na mesma Conferência foi autora da Moção para que na VII Conferência o TEMA fosse "OS TRABALHADORES DO SUAS".

No ano de 2016 junto com demais entidades de trabalhadores, usuários e comitê acadêmico instituiram a Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social.

Os sindicatos filiados estão compondo os Conselhos e Mesas Municipais e Estaduais de Saúde e Assistência Social. Recebem toda orientação da FENAS para participarem dos Fóruns Estaduais dos Trabalhadores, das várias Frentes em defesa do SUS e do SUAS.

A FENAS vem participando da luta em defesa dos Projetos de Lei em defesa da valorização do exercício profissional junto ao Mobiliza Brasil.

Vamos construir mais uma história de lutas e conquistas da categoria e contamos com os atores nessa história de ousadia.

 

[Foto: Posse da primeira Diretoria da FENAS 2000-2003 após a realização da I Assembléia Nacional Sindical e Pró-Federação dos Assistentes Sociais que ocorreu em Dezembro de 2000 na sede do Sindicato dos Médicos do Estado do Rio de Janeiro)

"O que diziam ser impossível está sendo construído na luta..."

NewsLetter

Cadastre-se e receba informações exclusivas por e-mail