A Federação Nacional dos Assistentes Sociais vem através deste divulgar nota de repúdio sobre os recentes episódios ocorridos na área popularmente conhecida como Cracolândia em São Paulo, veja abaixo:
NOTA DE REPÚDIO
23 de Junho de 2017
"Os lírios não nascem da lei", já poetizava Carlos Drummond de Andrade. De fato, nesses tempos cada vez mais tenebrosos, das leis têm brotado todo tipo de repressão, crueldade e insegurança jurídica. Um recente episódio ocorrido na área popularmente conhecida como Cracolândia engrossa e confirma essa triste realidade.
A FENAS, não podendo se omitir ao caso, vem a público manifestar seu repúdio ao governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de São Paulo que vem adotando ações ostensivas combinadas de agressão contra a população em situação de rua, culminando com a violenta e injustificada ação policial praticada no dia 20.06.2017 contra Estela Braga Melo, orientadora socioeducativa que trabalha com abordagem em uso - atendimento humanizado, junto a usuários de crack, um serviço prestado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, na Praça Princesa Isabel em São Paulo. O fato comprova que esse governo não tem compromisso com o SUAS, nem com a saúde e tampouco com a segurança pública. A prioridade de ações governamentais se expressam na higienização das ruas, considerando os dependentes químicos "lixo humano" que deve ser eliminado das ruas da cidade. Conclamamos aos assistentes sociais e demais trabalhadores do SUAS, usuários, fóruns de resistência ao desmonte no SUAS a reagirem contra essa atitude desumana e arbitrária e que não se intimidem diante do absurdo ataque aos direitos sociais.
A Direção da FENAS se coloca nessa fileira de luta e resistência com o movimento em São Paulo, buscando apoio junto aos organismos internacionais para denunciarmos essa prática nefasta que contraria o Estado de Direito Democrático.
#NenhumDireitoAMenos
Direção da FENAS
filiada a CNTSS/ CUT
Mandato FENAS DE TODOS / 2015 - 2019
Documento disponível em: https://goo.gl/RsVmM4