77ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde - MNNP-SUS

21/08/2017

 

A Federação Nacional dos Assistentes Sociais esteve presente na 77ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde -  MNNP-SUS, nos dias 21 e 22 de julho, em Brasília. Segue relatório com detalhamento das atividades:

Conforme pauta, foram feitas as apresentações: Práticas integrativa e complementares (PICs), por Daniel Amado/Dab, protocolo 009, sobre Trabalho Decente, apresentado pelo Dieese. Esse protocolo é referendado pela OIT e OPAS. Também foi apresentado por Allan Souza (DAB) ,a atualização do PNAB e discutido alguns pontos. Quanto à oficina sobre regulamentação da negociação coletiva no setor público, foi adiada em razão da falta de contato com a deputada Alice Portugal e o relator Anastasia, pelas pessoas da bancada que se propuseram a fazê-lo. A Condsef com Alice e a Fenam, com Anastasia.

Sobre a denúncia da mesa do GHC, haverá uma visita à mesma. Alguns sindicatos que participam da mesa, referem que a gestão só discute o que é de seu interesse.

Quanto ao lll Encontro de mesas de negociação, este se dará em abril de 2018, levando-se em consideração, as eleições. Foi formada a comissão e marcada suas reuniões. O convite aos presidentes das entidades que participam da mesa, será formalizado, bem como, a países que tenham mesas de negociação. Houve devolutiva de quem acompanhou cursos feitos pelo Dieese,  e a mesa de Itaboraí(RJ) chamou a atenção pela participação de associações ,que não têm assento em mesas.

De 2014 para cá,o Dieese fez 27 cursos e 21 estados e municípios.

O GT de monitoramento, planejamento e comunicação tem 08 membros de cada bancada e a gestão, com ajuda do Conass ,está querendo diminuir pra no máximo 03 de cada uma. Dividimos nossa bancada ,em 03 membros para só comunicação e 05 para monitoramento e planejamento, já sabendo que vão tencionar para diminuirmos. Na verdade, a gestão falta muito, ficando só o Degerts, o Conass e o Conasems, que andou faltando.

Vez por outra, jogam a questão da participação paga pelo MS .E a bancada se coloca, momento em que retroagem.

No dia 13/09 haverá o GT de monitoramento, ocasião em que devemos levar nossa assessoria jurídica, pois o regimento interno será revisto, e com certeza, a gestão vai querer tirar algo em seu proveito. Discutiremos também, estratégias de institucionalização da MNNP-SUS.

Segue pauta do reunião, calendário anual de reuniões ordinárias e lista dos participantes dos GT's da MNNP-SUS:

 


Veja também

FENAS INFORMA AOS ASSISTENTES SOCIAIS DO BRASIL

FENAS INFORMA AOS ASSISTENTES SOCIAIS DO BRASIL

24/05/2017 - Primeiramente # FORATEMER Conheçam os Projetos de Lei específicos da categoria que tramitam no Congresso Nacional! Esses Pro...

Trabalho rejeita adicional de insalubridade para assistente

Trabalho rejeita adicional de insalubridade para assistente

11/05/2013 - A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público rejeitou na quarta-feira (8) o Projeto de Lei 3150/08, que concede adicional de i...

V Seminário do Fórum Nacional dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social

V Seminário do Fórum Nacional dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social

08/06/2017 - Nos dias 01 e 02 de Junho de 2017, a Federação Nancional dos Assistentes Sociais participou do V Seminário do F&oa...

FUNDAÇÃO DO SINDICATO DOS ASSISTENTES SOCIAIS DO MARANHÃO -

FUNDAÇÃO DO SINDICATO DOS ASSISTENTES SOCIAIS DO MARANHÃO -

25/01/2013 - A Comissão Pró-Fundação do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Maranhão chamou a Assembleia Geral de constituição, eleição e poss...

NewsLetter

Cadastre-se e receba informações exclusivas por e-mail