77ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde - MNNP-SUS

21/08/2017

 

A Federação Nacional dos Assistentes Sociais esteve presente na 77ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde -  MNNP-SUS, nos dias 21 e 22 de julho, em Brasília. Segue relatório com detalhamento das atividades:

Conforme pauta, foram feitas as apresentações: Práticas integrativa e complementares (PICs), por Daniel Amado/Dab, protocolo 009, sobre Trabalho Decente, apresentado pelo Dieese. Esse protocolo é referendado pela OIT e OPAS. Também foi apresentado por Allan Souza (DAB) ,a atualização do PNAB e discutido alguns pontos. Quanto à oficina sobre regulamentação da negociação coletiva no setor público, foi adiada em razão da falta de contato com a deputada Alice Portugal e o relator Anastasia, pelas pessoas da bancada que se propuseram a fazê-lo. A Condsef com Alice e a Fenam, com Anastasia.

Sobre a denúncia da mesa do GHC, haverá uma visita à mesma. Alguns sindicatos que participam da mesa, referem que a gestão só discute o que é de seu interesse.

Quanto ao lll Encontro de mesas de negociação, este se dará em abril de 2018, levando-se em consideração, as eleições. Foi formada a comissão e marcada suas reuniões. O convite aos presidentes das entidades que participam da mesa, será formalizado, bem como, a países que tenham mesas de negociação. Houve devolutiva de quem acompanhou cursos feitos pelo Dieese,  e a mesa de Itaboraí(RJ) chamou a atenção pela participação de associações ,que não têm assento em mesas.

De 2014 para cá,o Dieese fez 27 cursos e 21 estados e municípios.

O GT de monitoramento, planejamento e comunicação tem 08 membros de cada bancada e a gestão, com ajuda do Conass ,está querendo diminuir pra no máximo 03 de cada uma. Dividimos nossa bancada ,em 03 membros para só comunicação e 05 para monitoramento e planejamento, já sabendo que vão tencionar para diminuirmos. Na verdade, a gestão falta muito, ficando só o Degerts, o Conass e o Conasems, que andou faltando.

Vez por outra, jogam a questão da participação paga pelo MS .E a bancada se coloca, momento em que retroagem.

No dia 13/09 haverá o GT de monitoramento, ocasião em que devemos levar nossa assessoria jurídica, pois o regimento interno será revisto, e com certeza, a gestão vai querer tirar algo em seu proveito. Discutiremos também, estratégias de institucionalização da MNNP-SUS.

Segue pauta do reunião, calendário anual de reuniões ordinárias e lista dos participantes dos GT's da MNNP-SUS:

 


Veja também

Movimento Saúde+10 ocupa Brasília e reforça luta por 10% do

Movimento Saúde+10 ocupa Brasília e reforça luta por 10% do

16/04/2013 - Mobilizado na coleta de assinaturas pelo Projeto de Emenda Popular cujo objetivo é a destinação de 10% das receitas correntes brutas da Uniã...

Reunião Ordinária da Coordenação Executiva do FNTSUAS

Reunião Ordinária da Coordenação Executiva do FNTSUAS

21/09/2017 - No dia 16 de Setembro de 2017, a Federação Nacional dos Assistentes Sociais participou da Reunião Ordinária...

6º CONGRESSO NACIONAL DA CNTSS/CUT

6º CONGRESSO NACIONAL DA CNTSS/CUT

23/05/2013 - O 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT acontece de 27 a 31 de maio na cidade de São Paulo. Delegados dos Ramos da Seguridade Social, vindos de...

Debate Público sobre o desmonte do SUAS e o impacto na vida dos trabalhadores (as)

Debate Público sobre o desmonte do SUAS e o impacto na vida dos trabalhadores (as)

31/10/2017 - No dia 26 de Outubro a Federação Nacional dos Assistentes Sociais - FENAS participou do debate público sobre o des...

NewsLetter

Cadastre-se e receba informações exclusivas por e-mail