15 de Maio – Dia do Assistente Social

17/05/2018

 “Que nunca duvidem da capacidade de Luta da Classe Trabalhadora” Luiz Inácio LULA da Silva

             Somos a FENAS, Federação Nacional dos Assistentes Sociais, fundada por cinco estados brasileiros, em dezembro de 2000,  na sede do Sindicato dos Médicos/RJ, estava presentes os Sindicatos Estaduais de Assistentes Sociais Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul, Alagoas e Município Caxias do Sul.

O processo de reorganização sindical da categoria de assistentes sociais do Brasil consolidava um novo momento de luta por direitos trabalhistas frente o crescimento das ONGs e aumento das terceirizações dos profissionais assistentes sociais da década de 90. Em 28/03/2014, após cumprirmos todas as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conseguimos nossa carta sindical.

Foram 14 anos de muita luta e poucos recursos financeiros para reorganizar uma categoria profissional tão dispersa como o Serviço Social, não medimos esforços, nossa identidade de classe nos demonstrou ao longo dos anos que somos todas(os) trabalhadoras(es) assalariadas(os) e prestadores de serviço em diferentes segmentos na consolidação dos direitos sociais, uma categoria majoritariamente feminina, que concilia o trabalho profissional, ao trabalho doméstico, o cuidado com a família e filhos.

Atualmente, contamos com um conjunto de organização mais forte nos Estados Brasileiros, nestes 15 de maio comemoramos a reorganização de 19 Estados e um municipal sendo: Rio de Janeiro, São Paulo, Barretos / SP, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Amazonas, Pará, Tocantins, Acre, Maranhão, Ceará, Alagoas, Piauí, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul.

Encontra-se em processo de reabertura os Sindicatos de Assistentes Sociais do Estado de Minas Gerais e Espírito Santo, contudo os Estados de Amapá. Roraima, Rondônia , Paraíba e Rio Grande do Norte, não sabemos de mobilizações da categoria em prol da reorganização sindical de assistentes sociais por categoria profissional.

Estamos acompanhando o andamento dos processos de reabertura dos demais estados da federação, haja vista que o Estado de Santa Catarina teve seu pedido de reabertura do sindicato Estadual indeferido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Assim como, acompanhamos a abertura do sindicato de base municipal de assistentes sociais da cidade de Barretos, interior do Estado de SP.

Desta forma apresentamos o seguinte cenário “dos 27 Estados Brasileiros,  19 Estados contam com organização sindical por categoria de profissionais assistentes sociais, conforme descrito a seguir:   

 

Sindicatos Estaduais/Municipais de Assistentes Sociais do Brasil

Sindicatos Filiados

Alagoas/AL;  Amazonas/AM; Bahia/BA; Distrito Federal/DF; Goiás/GO; Maranhão/MA; Pará/PA; Paraná/PR; Piauí/PI; Rio de Janeiro/RJ; São Paulo/SP; Sergipe/SE; Tocantins/TO;  Barretos / SP

Sindicatos não filiados

Acre/AC;  Mato Grosso/MT; Mato Grosso do Sul/MS

Sindicatos desfiliados

Ceará/  CE; Pernambuco/PE; Rio Grande do Sul/RS

Sindicatos em processo de reabertura

Espírito Santo/ES; Minas Gerais/MG; Santa Catarina/SC

Sindicatos sem mobilização para reabertura

Amapá/AP; Paraíba/PB; Rondônia/RO; Roraima/RR; Rio Grande do Norte/RN

 

Processo histórico de consolidação dos espaços de deliberação e organização da FENAS, realizamos anualmente Assembléias Nacionais e para eleição de Diretoria e mudança estatutária e Plano de Lutas, realizamos Congressos :

Descrição

Ano

Estado

I     CONFENAS

2003

RJ

II   CONFENAS

2006

SP

III  CONFENAS

2009

BSB

IV  CONFENAS

2012

BSB

V  CONFENAS

(Alteração estatutária: aprovação de mandato por quatro anos)

2015

BSB

 

Os espaços de representação da FENAS que precisamos levar os anseios da categoria  e para tanto, precisamos promover eventos para diálogo com a base social da categoria no Brasil são:

Conselho Nacional de Saúde - Somos Titular

Fórum de Entidades Nacionais de Trabalhadores da Saúde / FENTAS - Somos ativos

Mesa Nacional de Negociação do SUS - Temos assento

Mesa Nacional de Gestão do Trabalho no SUAS - Temos Assento

Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS - Somos da Executiva e Coordenação Nacional

Conselho Nacional da Assistência Social / CNAS - Somos Titular

Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social - Somos da Executiva e Nacional

Ainda , temos a luta conjunta com o Mobiliza Brasil em defesa da aprovação dos nossos Pls no Congresso Nacional.

PL 5278/2009- Piso Salarial

PL 3145/2008 - Contratação dos Assistentes Sociais

PL 428/2015- Inclusão Obrigatória nas EPSF

PL 430/2015- Condições de Trabalho

e Acompanhamos o PL 3688/2000 - Introdução no quadro da Educação

Para atender essa agenda , precisamos de sindicatos fortes nos seus Estados . Procurem seus sindicatos e se filiem. Se unem a Luta pela valorização do exercício profissional. Ele pode organizar caravanas para luta em defesa dos PLs e debater os Espaços Nacionais . Formar Dirigentes de base para a luta .

Caso seu Estado não tenha sindicato ou se encontre desfiliado a FENAS , ou deseje contribuir com a FENAS, mesmo tendo sua entidade sindical  venha se juntar a sua entidade Nacional. Estaremos contribuindo para organizar a categoria nos seus espaços de trabalho e defender o profissional nos seus direitos trabalhistas.

São muitos os desafios , juntos construiremos nossa organização e luta . Somente Resistir , não não teremos condições dignas de Trabalho. A hora é de Organizar e Lutar .

 

Devido às várias demandas , deliberações da última Assembleia Nacional da FENAS, realizada em novembro de 2017, em SP:

  1. Assistentes Sociais em defesa intransigente das Políticas Públicas, uma nova ordem societária, sem abrir mão dos direitos da nossa categoria profissional.
  2. Nossas bandeiras dialogam com a atual conjuntura, por isso reafirmamos nosso compromisso com a classe trabalhadores e nos organizamos contra a atual situação de desemprego,  subemprego, escassez de concursos públicos, salários aviltantes, péssimas condições de trabalho, adoecimento no trabalho, assédio moral.
  3. A FENAS é a única entidade Nacional Sindical da categoria de profissionais Assistentes Sociais e faz o chamamento público à todos os profissionais para unidade na luta sindical, juntos podemos ressignificar nossas bandeiras e lutar pelo piso salarial nacional: SEM LUTA NÃO HAVERÁ CONQUISTAS!!!!
  4. Aprovamos a adesão individual dos profissionais assistentes sociais na Fenas, com o intuito de fortalecer cada profissional e o conjunto dos trabalhadores assistentes sociais, entre em contato conosco!

Seja um colaborador voluntário da FENAS, preencha seu cadastro e deposite sua contribuição para o fortalecimento da nossa entidade sindical. Nossa transparência da arrecadação será disponibilizada ao conjunto dos/as trabalhadores/as em nossas assembléias, pois só com recursos financiados pela própria categoria dará visibilidade a nossas conquistas diárias em defesa dos/as assistentes sociais e da valorização profissional.

O valor aprovado na Assembléia foi R$10, 00 ( Mês ) ou R$ 100,00 ( Ano )

Preencha seu formulário (abaixo), deposite sua contribuição e envie para controle ao email: fenastesouraria@gmail.com

 

Federação Nacional dos Assistentes Sociais

CNPJ

05.259.380/ 0001-05

Banco

Caixa Econômica Federal

Conta

2743-1

Operação

003

Agência

0542

  

Margareth Alves Dallaruvera

Presidenta da FENAS - Federação Nacional de Assistentes Sociais


Veja também

SASERJ  Foto Comemorativa

SASERJ Foto Comemorativa

11/09/2013 - Presidente do Sindicato Margareth Alves Dallaruvera e Diretores do Sindicato recebem apoio oficial na sede dos da saúde / INTERSINDICAL. Val...

Estudo do Dieese sobre as Reformas e os impactos para a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Estudo do Dieese sobre as Reformas e os impactos para a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

19/05/2017 - A Federação Nacional dos Assistentes Sociais vem através deste divulgar os materiais de estudo do Dieese sobre as ...

4ª Reunião Ordinária com Membros da Mesa Nacional da Gestão do Trabalho do SUAS

4ª Reunião Ordinária com Membros da Mesa Nacional da Gestão do Trabalho do SUAS

19/07/2017 - A Federação Nacional dos Assistentes Sociais participou da 4ª Reunião Ordinária com Membros da Mesa Na...

3° Encontro Nacional de Mulheres da Seguridade Social

3° Encontro Nacional de Mulheres da Seguridade Social

05/12/2016 - A Federação Nacional de Assistência Social - FENAS participou do 3° Encontro Nacional de Mulheres da Seguridade...

NewsLetter

Cadastre-se e receba informações exclusivas por e-mail